Descrição

O objetivo do projeto Switch2Steel é conceber e produzir uma plataforma que dê suporte a gabinetes de arquitetura e engenharia no cálculo e otimização do custo de pavilhões industriais e comerciais construídos utilizando estruturas metálicas, de modo a aumentar a competitividade da utilização de estruturas metálicas neste tipo de construções.

Na última década, devido a alterações de legislação transversais a toda a Europa (e outras geografias) e à subsequente dificuldade em otimizar os cálculos de estruturas metálicas, a construção de pavilhões deste tipo em estruturas metálicas tem vindo a diminuir em favor de estruturas em betão pré-fabricado de modo a que estes sejam conformes com as mais recentes normas de segurança sem perder competitividade face a outras alternativas, ao nível de custos de construção. Isto não sucede porque as construções metálicas sejam uma solução intrinsecamente menos interessante, mas antes porque a maior parte das equipas de projeto não têm a sensibilidade e capacidade suficiente para ajustar e otimizar o dimensionamento dos projetos de construção metálica. Em geral, essa ausência de sensibilidade traduz-se no uso de soluções desnecessariamente caras para assegurar a conformidade e segurança de construções metálicas (por exemplo proteção a incêndio) quando seria possível obter resultados similares com custos substancialmente menores.

A plataforma a desenvolver permitirá aos utilizadores (gabinetes de projeto e gabinetes de engenharia) definir as características dos pavilhões a construir, e com base num conjunto de métricas, pesos e otimizações inovadoras, minimizar o custo da estrutura metálica em todo o ciclo de vida (construção, manutenção, desmontagem e reutilização). A análise e otimização destas estruturas tem como base fatores como a proteção a incêndio, transporte, resistência sísmica e impacto ambiental. Esta plataforma terá como base as normas de construção em estruturas metálicas e a legislação específica de cada país, a fim de permitir calcular e otimizar o custo da estrutura de modo a ser uma solução mais competitiva que o betão pré-fabricado.

público alvo desta plataforma são as empresas metalúrgicas, gabinetes de arquitetos, gabinetes de engenharia e empresas de construção que pretendam desenhar, projetar e construir pavilhões industriais e comerciais mais económicos, mais flexíveis e com menor impacto ambiental.
Para alcançar estes objetivos, o projeto junta um consórcio composto por uma PME da área de TIC com experiência prévia no desenvolvimento de aplicações de cálculo para construções metálicas (OneSource, promotor líder); uma instituição académica com grande expertise e reputação internacional na área das construções metálicas (Grupo ISISE, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra); e a Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM), cujo principal objetivo é a promoção, divulgação e crescimento internacional do setor da construção metálica nacional e que tem uma posição de destaque na ECCS (European Convention for Constructional Steelwork), principal organismo europeu da área da construção metálica.

Consórcio