Parceiros

PME da área de TIC com experiência anterior no desenvolvimento de aplicações de cálculo para construções metálicas. Esta PME, que é o promotor líder, assume o papel de tomador da tecnologia, sendo responsável por combinar os algoritmos inovadores de otimização de estruturas metálicas (produzidos pela Universidade de Coimbra) com tecnologias de otimização multicritério, integrados num produto de software utilizável pelos gabinetes de projeto, na forma de “software-as-a-service”.
As competências-chave da OneSource para este projeto são o seu know-how no desenho, desenvolvimento e exploração de plataformas de software, e a sua experiência de mais de 6 anos no desenvolvimento de software de cálculo estrutural para construções metálicas (para algumas das maiores empresas da área).

Ver Mais

Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra (UC), uma instituição acadêmica com grande expertise e reputação internacional na investigação e transferência tecnológica na área das construções metálicas.
A Universidade de Coimbra será responsável pelo desenvolvimento e validação dos já referidos algoritmos, estando também envolvida em outras tarefas que exigem expertise específico de engenharia civil e cálculo estrutural. Adicionalmente, irá liderar as tarefas de disseminação científica.

Ver Mais

Associação privada sem fins lucrativos dedicada à promoção e fomento internacional da fileira nacional da construção metálica. A CMM detém também uma posição de destaque na ECCS (European Convention for Constructional Steelwork), o principal organismo europeu dedicado à promoção e normalização da construção metálica.
Não sendo um end-user direto da tecnologia, a CMM representa os end-users da tecnologia, à escala nacional (dado que tem cerca de 150 entidades associadas, incluindo metalomecânicas, gabinetes de projeto, armazenistas e instituições de ensino e investigação) e europeia (mercê da posição de destaque que tem na ECCS). Os principais inputs da CMM no projeto serão os seguintes: (i) apoio na análise do quadro regulatório a nível Europeu e dos diversos países alvo, permitindo identificar e analisar todos os requisitos a cumprir pelas construções metálicas; (ii) apoio da definição e posterior validação da plataforma, fornecendo casos de uso e requisitos para a sua conceção, e (iii) apoio nos ações de reaching out destinadas a end-users e outros stakeholders, usando a ECCS e outras redes de parceiros da CMM para organizar ações especializadas de demonstração e exploração pré-comercial.
A CMM participa regularmente em projetos Europeus na área do aço e das construções metálicas – com algumas das multinacionais mais relevantes na área – em ações de formação especializada e em organismos de normalização nesta área. A CMM tem em simultâneo uma visão tecnológica e uma visão de negócio, que serão indispensáveis para criar um produto atrativo, competitivo e adaptado a diversos países, e para ajudar a detalhar e executar uma estratégia de exploração pré-comercial eficaz e consistente.

Ver Mais