OBJETIVOS

1

Conceção de uma plataforma-base de cálculo de estruturas metálicas, evolutiva, disponibilizada numa lógica de software-as-a-service e capaz de oferecer as funcionalidades necessárias para os públicos-alvo, com suporte de vários canais e de parametrização que permita combinar diversas técnicas de dimensionamento – consoante os requisitos definidos para o pavilhão e a legislação aplicável ao local onde será construído.

3

Implementação do referido pacote de estratégias de otimização na forma de módulos de software, integrados na plataforma-base e passíveis de ser parametrizados (para suporte de localização) e combinados de forma flexível.

2

Investigação e conceção de um pacote de técnicas de otimização de construções metálicas passível de incorporação nos processos de projeto e construção, de modo a gerar redução de custos.

No domínio da construção civil, além das metodologias prescritivas atualmente usadas, serão adotadas metodologias baseadas no desempenho da estrutura. Serão por exemplo usadas (i) as curvas propostas pelo EC1-1-2 para estimar de uma forma simplificada a ação térmica sobre as estruturas metálicas provenientes do incêndio e (ii) modelos mais completos, com recurso a ligações a programas como Ozone, CFast. Será também investigada a eventual possibilidade de ligação ao Fire Dynamics Simulator (FDS), criado e mantido pelo Building and Fire Research Laboratory (BFRL) do NIST em colaboração com diversas instituições de investigação.

Essas abordagens, específicas do domínio da construção civil, serão combinadas com soluções avançadas de otimização multicritério, tais como computação evolucionária, para maximizar o potencial de otimização em contexto de uso real.

4

Definição e execução de uma estratégia de promoção e disseminação dos resultados do projeto.

5

Análise de legislação e regulamentação técnica, e subsequente parametrização detalhada da plataforma para os mercados mais significativos da Europa, com base em elementos modulares reutilizáveis que permitam a rápida adição de novos países no futuro.

Características Inovadoras

Dimensionamento de estruturas metálicas com metodologias baseadas em curvas paramétricas

Combinação de técnicas de dimensionamento com soluções avançadas de otimização multicritério (computação evolucionária, outras)

Dimensionamento de estruturas metálicas com outras metodologias avançadas, baseadas no desempenho da estrutura

Oferta de uma aplicação especializada num único domínio (e.g. pavilhões com estruturas metálicas)